Massagem de Saúde e Bem-Estar
A massagem manual existe desde sempre, registos de culturas antigas mostram isso mesmo, à milhares de anos que o homem utiliza esta técnica para tratar a saúde e o bem-estar.
As técnicas utilizadas na massagem têm evoluído com o tempo, com a análise e estudo dos resultados obtidos, hoje as técnicas são diferentes e cada uma tem um objetivo diferente. As técnicas de massagem manual passam por aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, tendões, ligamentos e articulações que ajuda a estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade e/ou alívio de determinados sintomas.
No geral o objetivo da massagem é melhorar o bem-estar e a saúde dos pacientes/ clientes, melhorando o seu estado físico e psicológico através do relaxamento do corpo e mente. A massagem nas suas várias vertentes trata o sistema esquelético, o sistema muscular, o sistema circulatório, o sistema linfático, entre outros.
BENEFÍCIOS
Os benefícios da massagem terapêutica são sentidos após a primeira sessão, dependendo da intensidade utilizada esta percepção pode ser maior ou menor. O estimulo da massagem atinge vários sistemas e sintomas do corpo, aqui estão alguns exemplos:
- Circulação sanguínea e linfática;
- Sistema nervoso;
- Edemas;
- Eliminação de toxinas;
- Funcionamento intestinal;
- Mobilização dos tendões, das fibras e massa muscular;
- Alívio da dor;
- Alívio do stress;
- Relaxamento físico;
- Qualidade do sono;
- Sintomatologias de Alzheimer.
Como outros tratamentos a massagem tem indicações e contra-indicações, é necessário ter atenção a todos os sintomas e menciona-los antes da sessão iniciar. As principais indicações são:
- Cansaço físico/ intelectual;
- Doenças neurológicas;
- Doenças do foro psicológico;
- Lesões nervosas;
- Distensões articulares;
- Distensões musculares;
- Cicatrizes;
- Reumatismo – não agudo;
- Fibromialgias;
- Edemas;
- Dispepsia.
RELAXAMENTO
Os resultados da massagem podem ser ampliados se o relaxamento for total, para alcançar esse relaxamento pleno, é essencial o espaço ser confortável, silencioso e com uma temperatura ambiente agradável. Existem vários acessórios que podem ser utilizados para facilitar o relaxamento, tais como, rolos, almofadas, toalhas, cunha, etc.
Existem vários fatores que contribuem para o relaxamento ou inibição do mesmo. Aqui cabe ao técnico que aplica a massagem, ter o cuidado de analisar e corrigir alguma situação que possa incomodar o relaxamento.
CONTRA-INDICAÇÕES
As contra-indicações da massagem podem ser divididas em dois grupos, absolutamente conta-indicada e relativamente contra-indicada. O primeiro grupo marca os casos onde não pode ser feita qualquer intervenção, o segundo grupo mostra as situações onde, no caso de ser feita a massagem, deve ser com muito cuidado e pouca intensidade.
Absolutamente contra-indicado:
- Febre;
- Infeções agudas;
- Tromboflebites;
- Doenças contagiosas, como o herpeszoster;
- Hematomas;
- Embolias;
- Feridas abertas/ escaras;
- Fraturas ósseas não consistentes;
- Quando existe corpos estranhos, como: vidro, areia, sujidades.
Relativamente contra-indicado:
- Doenças de pele;
- Imediatamente após cirurgia;
- Cicatrizes – não ceradas;
- Após refeição;
- Osteoporose – Depende da gravidade;
- Hipertensão – somente movimentos suaves e relaxantes;
- Úlceras no estômago.
MASSAGEM DESPORTIVA
Com uma aplicação mais especializada e técnica temos a massagem desportiva, que pode ser muito benéfica para os atletas se o profissional que faz a massagem compreende a biomecânica necessária para o desporto respectivo. Caso contrário, a massagem pode prejudicar o desempenho do atleta. Por causa da intensa actividade física envolvida no desporto, o atleta pode ser mais propenso a lesões.
Os especialistas para os atletas são os profissionais de medicina desportiva, os fisioterapeutas, os treinadores atléticos, os fisiologistas do exercício e os psicólogos desportivos. É especialmente importante que os atletas em competição trabalhem sob a orientação desses profissionais. No caso dos atletas, o estado psicológico é fundamental para o desempenho; muitas vezes, a competição é ganha na mente.
Sem comentários de momento